Desafio

A Câmara Legislativa do Distrito Federal tinha um brasão como seu principal elemento de identidade, um desenho complexo demais para funcionar como marca e ser reconhecido com clareza. Nosso desafio foi redesenhar a marca da Câmara Legislativa para comunicar os propósitos da entidade e desenvolver uma identidade forte, consistente e que mostrasse a importância deste órgão para o Distrito Federal e seus cidadãos.

Solução

Fizemos um mergulho no universo da Câmara para entender melhor sua função e processos; analisamos como sua essência era expressa em sua visão e valores. A partir do diagnóstico inicial, as informações foram cruzadas para desenvolvimento de uma estratégia para a Câmara.
Com o posicionamento claro e atributos definidos foi possível traduzir a essência em expressões da marca. Desenvolvemos três propostas de marca que foram para votação popular. Um processo de escolha democrático que refletiu os ideais da Câmara. A identidade escolhida passou a refletir a alvorada de um novo tempo para o órgão; a comunicar e representar seu principal valor perante a população, através do conceito: “Estamos sempre de portas abertas”.

Resultados

O símbolo teve como inspiração os atributos estratégicos da Câmara e a arquitetura de Brasília; uma forma aberta, que reforça a ideia de ser uma instituição acolhedora. Uma marca simples, forte e cheia de significado. A Câmara Legislativa do Distrito Federal, à partir de então, tem uma identidade de marca consistente, que fortaleceu sua imagem junto à outros órgãos e à população. Sua marca passou a comunicar com mais clareza o que a entidade representa e o principal resultado foi a valorização de sua imagem e ações.