Construindo a imagem do cooperativismo a muitas mãos.

Desafio

Um modelo de negócio centenário, mas que a sociedade ainda não conhece muito bem. O Sistema OCB, representante oficial do cooperativismo no Brasil, se mobilizou para mudar esse cenário e contou com a Bertoni Design para a elaboração da estratégia e execução de todo o trabalho.

Solução

Após uma profunda análise sobre a história e o contexto atual do cooperativismo, além de entrevistas com colaboradores do Sistema OCB de diversas partes do Brasil, traçamos uma estratégia de reposicionamento. Concluímos que era preciso renovar a imagem do cooperativismo no Brasil e aproximá-la da sociedade e de tudo o que ela vem buscando. Criamos o movimento SomosCoop: mais que uma campanha publicitária, uma série de ações e um amplo esforço de consolidação da personalidade do cooperativismo, com identidade visual e verbal fortes e proprietárias.

Resultados

O movimento SomosCoop foi rapidamente abraçado por toda comunidade cooperativista. Colaboradores do Sistema OCB e cooperados de todo o Brasil reconheceram a importância da iniciativa e, cada vez mais, colaboram para o sucesso do movimento. O envolvimento do público interno era exatamente o objetivo da primeira fase do projeto. Algumas das maiores cooperativas do país já estão usando o carimbo SomosCoop para identificar seus produtos e serviços, nos levando para a próxima fase: impactar a sociedade.